Google+ Followers

domingo, 23 de julho de 2017

POR: MIGUEL NIREZ - O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA DE FORTALEZA




 POR: MIGUEL NIREZ

23 DE JULHO:
1830 -- Tornada sem efeito a nomeação de Manuel Joaquim Pereira da Silva para presidente da Paraíba, voltando este a governar a província do Ceará.
1882 -- Publicado em Fortaleza, o jornal Cri-Cri, de propriedade da Associação Cavaleiros Negros, tendo como editor-proprietário, Antônio de Lafayette.
1922 -- Inaugurado o Café Ivan, na Rua Senador Alencar nº 48 (antigo), gerenciado por Armando Vale Weyne.
1922 -- Lançada a pedra fundamental, na então Praça Senador Machado (hoje Praça do Cristo Redentor), da Torre do Cristo Redentor, para comemorar a passagem do Centenário da Independência do Brasil. Usou da palavra o arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes.
1928 -- Toma posse no comando do Regimento Policial do Ceará, o capitão do Exército Brasileiro, Edgar Facó.
1928 -- Criada, pela Lei nº 2.576, a Secretaria de Polícia e Segurança Pública que viria substituir a antiga Chefatura de Polícia e é criada a 2ª Delegacia em Fortaleza. Hoje é Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
1939 -- Fundada a Sociedade dos Amadores de Cinema, tendo à frente Otacílio de Azevedo, seguido de José Augusto de Moura, Rubens de Azevedo, Friedman Oliveira, José Justa Noronha, Dinajá Oliveira, Raimundo Araújo, Maria Eunice Noronha e Glauco de Oliveira, na residência de José Augusto de Moura, na Vila Ventura, na Aldeota. Foi reorganizada em 1946.
1942 -- O Circo Show, que se encontra em Fortaleza, dá espetáculo com 25% da renda doada para construção do albergue para gazeteiros que a Associação Cearense de Imprensa - ACI pretende construir.
1954 -- Assume o comando da 10ª Região Militar o general Emílio Maurell Filho, que vem substituir o general Humberto de Alencar Castelo Branco, que deixara o comando no dia 21/05/1954.
1956 -- O Diário Oficial do Município - Diom nº 969 publica entre outras a Lei municipal nº 1.066 do dia 19 que denomina de Couto Fernandes o bairro conhecido por Quilômetro Oito em virtude a Estação Ferroviária que fica no local, ha 8km da Estação Central.
1964 -- Morre, aos 71 anos de idade, o comerciante Pascoal de Castro Alves, vítima de colapso cardíaco, na direção de seu carro, quando estava parado em frente a um semáforo. Era chefe da firma Pascoal de Castro Alves & Companhia Ltda., localizada na Rua Castro e Silva nº 204, esquina com Rua Major Facundo. Nascera em Pentecoste, no dia 17/05/1893. Existe no bairro de Vicente Pinzon uma rua com seu nome.
1965 -- Dado o nome de Praça Coronel Carvalho ao largo existente em volta da Estação Ferroviária da Floresta, hoje Estação Ferroviária Álvaro Weyne, no bairro de Álvaro Weyne, antiga Floresta.
1965 -- O Diário Oficial do Município - Diom nº 3.243 publica a Lei nº 2.986 do dia 21, concedendo o Título de Cidadão de Fortaleza ao comerciante Clovis Rolim Braga, projeto de lei do vereador Francisco Edward Pires.
1970 -- Publicada no Diário Oficial do Município - Diom nº 4.465 a Lei nº 3.745 do dia 20, que denomina de Avenida Cofeco a via da Lagoa Redonda no Parque São Roque que dá acesso à Colônia de Férias dos Empregados da Conefor - Cofeco, proposta do vereador Antônio Ademar Arruda.
1972 -- Criada, em Fortaleza, a Associação Profissional dos Escritores do Ceará, a segunda entidade do gênero em todo o país. Presidente - Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), 1º Secretário - José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho); 2º Secretário - Antônio Carneiro Portela; 1º Tesoureiro - Cândida Maria Santiago Galeno (Nenzinha Galeno); 2º Tesoureiro - Risette Cabral Fernandes; Conselho fiscal - Ciro Colares da Penha, Carlyle de Figueiredo Martins (Carlyle Martins) e Adacto Soares Godinho (Adauto Gondim); Suplentes - José César Coelho de Sena, Paulo Aragão e Abdias Lima.
1973 -- Lançado o livro A Epopéia dos Jangadeiros, de autoria do Padre Joaquim de Jesus Dourado (J. J. Dourado), que nesse trabalho usa o pseudônimo de Bernardo Doré, no Colégio Estadual Aluno João Nogueira Jucá, sendo apresentado pelo general Tácito Teófilo Gaspar de Oliveira.
1974 -- Eleito Operário Padrão do Ceará, o mecânico industrial da Fábrica de Asfalto da Petrobras, Francisco Gonçalves Leite, de 33 anos.
1975 -- Morre, em Fortaleza, a pianista Ester Salgado Studart, uma das fundadoras do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e sua primeira diretora. Era casada com o médico Eliezer Studart da Fonseca. Seu nome de solteira era Éster Barroso Salgado. Nascera
1975 -- Chega em Fortaleza o navio alemão “Mr. NR”, que foi encontrado abandonado em alto mar pelo pesqueiro cearense “Dalila”. Tido como “navio-fantasma”, o “Mr. NR” foi abandonado por seu proprietário que tentou enganar a companhia de seguros, simulando um naufrágio.
1976 -- Instituida, pelo decreto nº 11.950, a Fundação Instituto de Planejamento do Ceará - Iplance.
1980 -- Toma posse na Cadeira nº 30, da Academia Cearense de Letras - ACL, o poeta e ensaísta José Linhares Filho, sendo saudado por José Maria Moreira Campos.
1981 -- Aberto o VI Encontro de Rádio-Amadores no Náutico Atlético Cearense - NAC.
1981 -- Por solicitação do Banco da Amazônia, é decretada a falência da Sociedade de Pesca Ltda - Sopesca, por decisão do juiz Francisco Hugo Alencar Furtado, da 6ª Vara Cível de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário